Cartório na Bahia

Nomes populares na Bahia

O momento da escolha do nome de uma criança é muito importante na vida de qualquer pessoa. Isso ocorre porque o nome é algo que a pessoa carrega para o resto da vida. Mas, afinal, quais serão os nomes mais comuns na Bahia?

A Bahia está em 5º lugar em número de registros de nascimento. Somente no ano de 2019 (pesquisada realizada até julho de 2019), o estado da Bahia já concentrou 79.917 registros de nascimento, ficando atrás somente dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Salvador é a campeã em registros

A capital Salvador ocupa o 1º lugar em número de registros de nascimento, com 17.038.  Logo em seguida vem a cidade de Feira de Santana, com 3.428 registros, e Vitória da Conquista, com 2.701 nascimentos.

A importância da escolha do nome

Alguns cuidados são imprescindíveis na escolha do nome da criança. É preciso estar atento para que não se escolha um nome que venha constranger a criança no futuro. E como ter esse cuidado? Evitando nome e sobrenome que não combinem; nomes vexatórios ou confusos; união de nomes que produzam cacófatos, dentre outros.

Onde registro o nome escolhido?

A escolha do nome é registrada quando é feito o registro de nascimento. Antes disso, você pode deixar pré-escolhido na Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento que será entregue pela maternidade ou hospital em que a criança nasceu. Entretanto, o nome oficial é aquele que constará nos livros de registro.

Tendo em mãos Certidão de Nascimento (pais solteiros) ou Certidão de Casamento (pais casadas), DNV e Carteira de Identidade, a pessoa já pode registrar a criança. O prazo para registro é de 15 dias a contar da data de nascimento. Se somente a mãe puder realizar o registro, o prazo sobe para 45 dias.

Principais nomes

O Portal da Transparência do Registro Civil disponibiliza uma lista com os principais nomes escolhidos em registro. Confira os dez principais nomes, para cada gênero, escolhidos no estado da Bahia:

Nomes Femininos

  1. Laura
  2. Valentina
  3. Heloisa
  4. Beatriz
  5. Cecilia
  6. Lara
  7. Helena
  8. Melissa
  9. Marina
  10. Julia

Nomes Masculinos

  1. Miguel
  2. Heitor
  3. Arthur
  4. Bernardo
  5. Samuel
  6. Gabriel
  7. Theo
  8. Rafael
  9. Pedro
  10. Lorenzo